quinta-feira, 22 de agosto de 2013

400 metros norte de la iglesia catolica de Santa Ana

Chegamos em San José por volta das nove. Fomos recepcionados por Maria Laura (Equador), Gaía (México), Jennifer (Costa Rica), Elisa (El Salvador) e Xintong (Hong Kong). Esperamos uns dez minutinhos para a chegada do meu co-ano Gabriel (Guatemala). Na van do colégio, era possível ver as montanhas que cercam Santa Ana e uma quantidade um tanto quanto grande de fast-foods estadunidenses.
Foi incrivelmente maravilhosa a sensação de entrar no campus e ver meus e outros seconds tão animados com nossa chegada. Conheci meus roommates Ali (Iraque) e Max (Alasca). Meu quarto é o #1 em Montezuma. São sete residências: três masculinas (Mal País, Montezuma e Tortuguero) e quatro femininas (Cahuita, El Coco, Flamingo e Hermosa).  Logo em seguida, saímos para a tradicional feira de frutas de Santa Ana: eu, Evan (Canadá), Julian (EUA/Itália), Marcela (Brasil), Emma (EUA), Amiya (Índia), André (Brasil) e Vit (Brasil). Apesar da confusão de firsties chegando e novidades por todo lado, o dia foi bem tranquilo e super legal.
No dia seguinte, fomos logo cedinho para a cidade tomar smoothies (muitas pessoas para colocar o nome de cada). Almocei fora num restaurante chamado Taco Bar. Uma coisa engraçada: os endereços aqui são muito estranhos/diferentes. O restaurante por exemplo fica "frente a Mas X Menos" (um supermercado) e o colégio fica "400 metros norte de la iglesia catolica de Santa Ana". De tarde, rolou um jogo de frisbee (não é o que você está pensando. É mais hardcore do que jogar um pratinho de plástico pro ar) que foi interrompido pela chuva, mas logo voltamos a jogar. No fim da tarde fomos eu, Gavin (EUA), Kate (Nova Zelândia/Japão), Mona (Alemanha), Vit (Brasil), Margot (Holanda) e Eleanor (Holanda) até o Mas X Menos (lê-se Mas por menos), um supermercado tipo Wal-mart que tem tudo, até leite condensado! De noite, tivemos umas atividades no social center.
Na terça (20), começaram as palestras. O diretor do colégio, Mauricio,  falou um pouco sobre a escola e o staff. O John, diretor de admissões e conselheiro universitário, falou um pouco. Leila, diretora de vida residencial, falou sobre regras, expectativas e bom, vida residencial. Almocei com meu tutor group e Heidi, minha tutora. O jantar foi diferente. Cada residencia teve um jantar com seus coordenadores na própria residência. Aqui em Montezuma, comemos um tipo de taco/burrito com carne/frango e uns pseudo-nachos que estavam muito bons. Tivemos também umas atividades de integração e sharing. Depois do jantar rolou a famosa Montezuma Party (a primeira festa do ano acadêmico). Foi INSANA e incrivelmente maravilhosa. No aguardo das outras festas de residências para ver se são do mesmo nível da grande Montezuma!
Hoje foi um dia mais acadêmico. O dia começou com uma palestra do David, diretor acadêmico, que apresentou o IB, o esquema de matérias e esse tipo de coisa. Em seguida tivemos a Academic Fair, onde assistimos os professores falando sobre suas matérias e vemos quais mais gostamos. Vi as de English L&L, English B, Self-taught (não entendi nada dessa porque o professor tem um sotaque indiano muito forte e só falou de números, provas e escolhas de livros/gêneros), Environmental Systems and Societies, Psychology, Maths e Visual Arts (que, se feita em HL - Higher Level, é a matéria mais difícil do IB, pelo menos é o que dizem. Só sei que todos saíram da sala com medo da matéria!). No jantar, tive reunião de sul-americanos para planejarmos a semana temática. Em seguida, rolou mais uma atividade e uma fogueira. Fiquei ouvindo música com a Bella (Irlanda) por um tempinho e agora estou aqui escrevendo.  
Amanhã vão rolar os placement tests, ou seja, provas para saber em que nível de English, Spanish, Maths e Arts estamos. Sinto que vou razoável nas línguas, mandar bem mal em Maths já que não brinco de contar fazem 2 meses e Arts é o mistério, tenho um pseudo-portfolio e um desenho feito as pressas, então, tá na mão do Juan Pa (professor de Artes).
A comida da cafeteria é bem boa, diferente do que eu achei que seria. As tias e os tios (como chamamos os funcionários aqui) fazem um ótimo trabalho. O campus é maravilhoso. As residências são iguais fisicamente, variam na decoração. É um tanto quando fácil se perder no campus porque as coisas são muito parecidas e interligadas por esses caminhos cobertos que são MUITO parecidos. Depois de dois dias já consigo me localizar e não me perco, o que é ótimo! Já vi um guaxinim e duas iguanas. Por enquanto quero fazer Self-taught SL, English B HL, Psychology HL, E. Systems and Societies SL, Mathematics SL e Visual Arts HL.
Me sinto muito bem aqui. Parece certo. O ambiente tem um astral legal. Estou só um pouco homesick. Uma sensação coletiva rola fortemente aqui. Os seconds morrem de saudade dos seus seconds (meus thirds). Os firsties se sentem deslocados, sem um grupo de amigos e meio sem rumo, mas isso é normal visto que todos nós estamos em uma nova situação.

Esse post é bem descritivo e pouco pessoal e sentimental, porque vários seconds disseram para escrever sobre a Intro Week para não esquecer, já que é tanta coisa em pouco tempo.

Estou vivo e MUITO feliz! Pura Vida!

Algumas fotos:
Caminhos cobertos que estão por todo campus

Montezuma Party

História verídica


Meu quarto (minha cama/prateleira é a do meio) 
Bella (Irlanda), eu e Vit (Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário