segunda-feira, 25 de novembro de 2013

La espina dorsal del planeta es mi cordillera

    O ensaio do ato latino pro First Year Show começou estranho. Todo mundo meio envergonhado e travado. Um ou outra tomaram a liderança e foi indo. Até chegar na metade da dança, quando o stress já dominava metade da sala 9, minha sala favorita do campus. Entre um passo de Limbo e outro de Choque, íamos nos acalmando e o clima começou a ficar mais amigável. Faltando 20 minutos pro fim do jantar resolvemos encerrar lá mesmo.
    Saímos, no grupo, em direção à cafeteria. Alguns chineses e mais três, talvez quatro pessoas, também estavam lá. Seria um jantar como qualquer outro. Fico feliz que não foi. Fomos nos acumulando na mesma mesa. Onde cabiam 8 estavam 18. Conversas em Espanhol (e, até um pouquinho de Portunhol, confesso) dominavam a cafeteria. Então, barulhentos como somos, começamos a cantar. Calle 13, Juanes, Shakira, entres outros. Sugeri uma música em Português e obtive a resposta de "Cállate, brasileño!" (só na zoera) da Clara (Chile/Holanda) e, instantaneamente, respondi "Cállate, europea". No canto do olho vi um espanhol de perdendo o sorriso do rosto. Não entendo porque os espanhóis são considerados latinos, mas... Acabamos por cantar "Ai se eu te pego" e "Oração". Entre sorrisos, risadas e cantorias, passaram-se 40 minutos. Se não tivéssemos lições, trabalhos e reuniões, ficávamos mais 40. 
    Narrando assim parece um momento bobo, até mesmo babaca. Para mim, foi um dos momentos mais bonitos e gostosos que passei aqui no UWCCR até agora. Nunca me considerei latino-latino, até mesmo mais europeu que latino #sddsSofia. Não esperava nem passar muito tempo com os latinos aqui no colégio. Erro meu. Não existe grupo cultural mais maravilhoso que a família latino-americana. Cada dia me apaixono mais e mais por essas 19 pessoas incríveis que eu tive a sorte de conhecer. E assim vai o UWC, me fazendo aprender mais sobre os outros e sobre mim mesmo. Fico feliz em acabar o post afirmando que nunca fui tão latino quanto agora e isso me trás uma felicidade imensa.


"Soy lo que me enseño mi padre, el que no quiere a su patria, no quiere su madre. Soy América Latina, un pueblo sin piernas, pero que camina."


Um comentário:

  1. AIiiiiiiii! Calle 13! oh yeah, espanhóis não são latinos :P te cuida !

    ResponderExcluir